Lojas KD - O Melhor Preço do Brasil!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Seu PC Está Lento? - Desative Serviços Desnecessários no Windows XP



Desative serviços desnecessarios no Windows XP
Publicado: 17 17UTC agosto 17UTC 2008 por Fabio Lima em 5 - Dicas, Windows XP


Muitos usuários se perguntam por que seu micro está lento e normalmente fazem uma faxina no micro realizando limpeza de arquivos temp e desfragmentando o HD, ou até casos extremos de usuários que formatam o micro, porém nem sempre isso será necessário, caso você seja um daqueles usuários que não pode ver um novo software que já vai baixando e instalando saiba que as instalações também são responsáveis por micros lentos.
Você já reparou o desempenho do sistema operacional logo após ser instalado ?
E como ele fica após varias instalações ?

Realmente organizar o HD e limpar arquivos desnecessários também é muito útil, porém saber o que o seu sistema está executando em segundo plano é muito importante pois há vários programas que quando são instalados executam pequenas aplicações para realizar updates ( atualizações ) como o Real Player e a maioria dos Anti Vírus.

Mais o que mais afeta o consumo de memória nos micros são os serviços que estão configurados para rodar ao iniciar o Windows, a maioria vem da própria instalação do Windows, outras são instaladas por programas seja com a função de monitoramento, update ou melhoria do sistema. Estes serviços ficam fora de seu conhecimento e em alguns casos, mesmo após remover o programa que o instalou, o serviço continua ativo.

Existem vários softwares que nos auxiliam na descoberta desses serviços, mas como isso seria mais um software carregado na memória iremos usar o aplicativo do próprio Windows o “ MSconfig “

Obs: Para um melhor entendimento desse procedimento antes ou após da desativação dos serviços e aplicações realize uma verificação do desempenho do micro no Gerenciador de Tarefas que pode ser iniciado com o comando > Crtl+Alt +Del > botão gerenciador de tarefas > aba desempenho.

Você visualizará em tempo real como está a utilização do processador e da memória, após realizar o procedimento faça uma comparação.

Procedimento:

1º Abra o menu inicia e inicie o Executar
2º Na caixa de texto digite: msconfig como na figura abaixo.



3º Após iniciar a aplicação vá até a aba serviços


Será exibida a lista de serviços ativos no Windows, porém só desative serviços que você tenha certeza que não estão sendo utilizados como os gerenciadores de conexão e de área de trabalho remota, pois nesta lista é possivel desativar o relogio do Windows, Temas, sistema plug and play, gerenciadores de disco rigido e até o Firewall.

4º Após verificar e desativar os serviços desnecessários clique na aba Inicializar.


Será exibida a lista de aplicações instaladas por programas, normalmente aquelas aplicações que iniciam ao lado do relógio do Windows, desative as aplicações que você não quer que inicie com o Windows clique em aplicar e reinicie o micro.

Fonte:Fabio Lima / Mundo da Informatica

Não me responsabilizo pelos resultados de quaisquer modificações efetuadas com base neste artigo. Se você é um Zé Mané em termos de computação, cuidado ao efetuar mudanças. Se tiver um amigo com mais conhecimento que você, peça ajuda para melhorar o desempenho, sem bombear sua máquina. Efetuei umas poucas modificações no artigo, principalmente erros de português que não afetam a essência do mesmo, apenas melhoram a compreensão e a apresentação estético-literária.

Alborges


Nenhum comentário: