Lojas KD - O Melhor Preço do Brasil!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Burocracia e o Estado Sanguessuga ou Parasita: Você Decide

Navegando na comunidade ecológica Banco do Planeta, topei com a seguinte notícia, postada por um dos membros.

Em 4:05pm em October 6th, 2008, Ana Cristina disse...
Água mineral feita a partir do mar chega aos EUA
Escrito por Mição em 25/Setembro/2008
Fonte: Gazeta Mercantil - Indústria - Pág C1 - 30.07.08

Moradores de Miami, na Flórida (EUA), poderão a partir do próximo mês entrar em lojas de conveniência da cidade e levar pra casa uma nova garrafa de água mineral, a H2Ocean. Seria apenas mais uma marca no mercado, não fosse por um detalhe: a H2Ocean é feita a partir da água do mar, com aplicação da nanotecnologia. E mais. O processo foi desenvolvido por brasileiros. A H2Ocean nasceu da experiência de dois cientistas, que começaram a desenvolver a tecnologia de controle de minerais em água dessalinizada.Isso ocorreu há dez anos. Em seguida, somaram-se à dupla outros dois sócios. Em 2003, eles conseguiram a patente do processo e passaram a bater de porta em porta para tentar comercializar a água.
'Ao longo de dez anos, foram investidos cerca de US$ 2 milhões na companhia', diz Rolando Viviani, gerente de marketing da H2Ocean.
Segundo ele, todas as pesquisas foram feitas com recursos próprios dos quatro sócios. Seus nomes, por enquanto, são mantidos em sigilo.
No início, o objetivo da H2Ocean era vender a água 'nanotecnológica' no Brasil. A empresa alega ter procurado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2006 para realizar o pedido de registro do engarrafamento do produto. A resposta teria sido a de que não há legislação específica para que esse tipo de água seja vendido no país por conta da sua fonte: o mar. Procurada, a Anvisa informou que a H2Ocean nunca entrou com um pedido de registro.
A empresa, entretanto, enviou ao Valor fac-símile da página da Anvisa na internet em que aparece o número do processo do registro e do protocolo, em nome de Aquamare Beneficiadora e Distribuidora de Água. A data de entrada é de outubro de 2006 e o pedido foi negado em março do ano passado. Em dezembro, a mesma Aquamare fez uma segunda tentativa, enviando uma carta à Anvisa em que pedia esclarecimentos sobre o que fazer para obter o registro. A resposta veio quatro meses depois, com a indicação de que a empresa deveria 'importar' uma legislação sobre o assunto.
Ao Valor, a Anvisa também informou que 'a empresa interessada na produção

(…) de água dessalinizada deve apresentar, preferencialmente por intermédio de uma associação, proposta de regulamentação para avaliação pela Anvisa'.

As dificuldades para se obter o registro no Brasil levaram a H2Ocean a mudar de estratégia. A empresa continua interessada em obter a aprovação da Anvisa, mas decidiu priorizar a busca por novos mercados. A opção foi pelos EUA. 'O registro da empresa saiu em três horas e a água foi analisada em 15 dias. Nos EUA, conseguimos resolver em três meses tudo o que não conseguimos aqui em quatro anos', afirma Viviani. O Valor, porém, não teve acesso ao registro obtido no exterior. A venda da H2Ocean começa nos Estados Unidos em agosto, em três estados: além da Flórida, Nova Jérsei e Atlanta. Foram embarcados oito contêineres do produto, feito inicialmente na fábrica de Bertioga, litoral sul de São Paulo. A unidade poderá ser desativada em breve. A produção deve ser transferida para os EUA no fim deste ano.
A nanotecnologia foi o instrumento utilizado pela H2Ocean para transformar a água do mar em água mineral dessalinizada. A água dos oceanos é rica em micro e macro nutrientes, como o boro, o cromo e o germânio - elementos dos quais o corpo humano necessita, em pequenas doses.com a nanotecnologia, a H2Ocean conseguiu, a partir da água recolhida em alto mar, retirar o sal e manter grande parte dos minerais. Para chegar a esse resultado, os cientistas criaram um filtro com nanotecnologia aplicada, o nanofiltro.
O processo inicial é o mesmo que se faz desde a década de 1940: a dessalinização. Depois de retirado o sal, restam duas opções, segundo Viviani:

'Ou todos os minerais são retirados da água ou ela continua salgada'.


Com uma sequência de nanofiltragens, a H2Ocean conseguiu manter 63 dos 86 minerais contidos na composição inicial. Surgiu a água do mar mineral.

Comentário de Alborges:


Dizem que quando os portugueses encontraram as primeiras pedras preciosas no Brasil, uma das mais belas foi enviada à Rainha, em Portugal, como presente. A Rainha teria recebido, juntamente com a pedra, um recibo para assinar... Pero Vaz de Caminha, na famosa "Carta", exagera nas qualidades da terra descoberta e aproveita para pedir a "El Rey" um emprego no Paço Municipal de Lisboa para um parente...

Realmente, parece que nossos problemas começaram com o "Descobrimento". Na verdade, as respostas da Anvisa dispensam comentários. Elas são o próprio comentário...

Quer saber mais sobre o Banco do Planeta? Acesse http://www.bancodoplaneta.com.br/




quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

True Blood, Prison Break e a bela atuação de John Noble em Fringe


A HBO ainda não definiu uma data para o início da segunda temporada de "True Blood". As informações até agora parecem apontar para Junho de 2009. O criador Alan Ball deverá combinar algumas características do segundo livro com histórias reais, mais do que na primeira temporada. Só espero que os executivos da HBO não venham com mancada como os da Fox, ABC e CBS costumam fazer, cancelando séries boas como "John Doe", "Jericho", "Moonlight" e outras. (Todas encontráveis em Alquimista do Download.)
"Prison Break" realmente parece que ficará pela 4ª Temporada. É justo e, ao mesmo tempo, uma pena. Justo, pois a temática não permite o alongamento da história sem cair num irrealismo exagerado, obrigando os desenvolvedores a "hiper-complicar" - se me é permitido usar um neologismo nestes tempos de mudanças ortográficas (desnecessárias, em sua maioria) - a trama. Pena, por que Prison Break é uma das melhores séries dos últimos tempos e, por enquanto, não se perdeu (Lost, Heroes) nas fantasias dos produtores em busca de novas e sensacionais reviravoltas ou acontecimentos fantásticos ou pelo descontrole da própria criação ("Efeito Frankenstein", por assim dizer). Espero que fiquem a salvo dos cortes estúpidos, jóias como "Fringe (na qual, John Noble mata a pau na interpretação, lembrando-nos um Ian McKellan, um Ian Holm, um Max von Sidow ou até, e aqui posso estar exagerando demais, um John Gielgud.) e peças instigantes como "The Mentalist" e "Eleventh Hour". Afinal, já vivemos há muito no império do Mínimo Denominador Comum em termos qualitativos no cinema e TV. Deus nos ajude para que, entre a medíocre prudência financeira dos executivos (sempre de olho nos "ratings", vulgo Ibope) e a satisfação das massas com ingredidentes de fácil digestão intelectual, moral e cultural (derivativo explícito e inarredável do nivelamento por baixo) não nos tirem o que ainda é passável e nos deixem o intragável.
Fico devendo aqui, um comentário, solicitado pelo meu grande amigo, o economista do Banco Central, Sérgio Ferreira da Silva, sobre Barack Hussein Obama. Tenho algumas desculpas, como um segundo infarto do miocárdio no dia 05/01/2009, mas não justificam, já que a solicitação foi feita bem antes da ocorrência. Confesso que, em grande parte, não escrevi o que penso por que ainda estou decifrando Barack Obama. Minha opinião sobre o assunto não parece ser muito ortodoxa. Por isso, ainda refletirei um pouco antes de expô-la. Tardará, mas não falhará. Saudações, Dear Old Sergei!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Alanis no Brasil


Como parte de sua excursão pela América Latina, Alanis Morissette estará no Festival de Verão, em Salvador, neste 31 de Janeiro de 2009. Já de posse de meu ingresso, homenageio a diva canadense - sou fã absoluto!