Lojas KD - O Melhor Preço do Brasil!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Perigo Amarelo

A notícia sobre os produtos alimentícios chineses é extremamente alarmante, embora não constitua uma surpresa total, bem consideradas as coisas. Acho que todos sabemos que o modelo de produção chinês é caracterizado pela priorização da quantidade em detrimento da qualidade, como foi, de certo modo, no período de acumulação primitiva da Europa e, mais verdadeiro ainda, no da criação da base industrial da extinta União Soviética (necessidade de superação de enorme atraso e cerco capitalista). Já procuro minimizar o uso de produtos de fabricação chinesa, justamente em virtude da baixa qualidade. Ora, num aspecto tão importante como o dos alimentos esta preocupação foi maior ainda, motivo pelo qual não consumi nenhum produto do tipo alimentar, que eu tenha conhecimento... Só se foi em algum restaurante chinês! Por "sorte", recentemente adoentado, submetido a dieta específica, poucas vezes ingeri comida chinesa - a qual adoro - neste ano. Autoridades, olhos abertos! Sem intenção de trocadilho...
Agora, vendo um grupo de discussão sobre a proibição da venda dos produtos alimetícios chineses pela Anvisa (ver link ao final do post) fiquei ligeiramente surpreso com uma veemência excessiva em alguns comentários. Todo povo é meio xenófobo. É mais ou menos natural. A ambiência cultural de uma determinada comunidade costuma valorizar o que é seu e menosprezar o que está fora dela. Os gregos achavam que todos os que estavam fora da pólis eram hoi barbaroi, "os bárbaros". Os romanos, idem.
Bem, neste grupo de discussão, nos comentários enviados por muitas pessoas, havia um ódio baboso e furibundo contra o povo chinês, inclusive, os chineses e descendentes que moram há muitos anos no Brasil, os quais, evidentemente, não devem pagar o pato pelas consequências do sistema de produção e concorrência desleal do Estado Chinês. Observações iradas sobre a falta de higiene pessoal dos chineses, sobre o que comem, sobre seu comportamento, explodiam como fogos de artifício de comemoração do Ano Novo Chinês. Também sou contra a entrada indiscriminada de produtos chineses no país. São de baixa qualidade, produzidos à base de extrema exploração da mão de obra e, muitos deles, como os alimentos, são muito perigosos à saúde. Pior foi nosso governo, na busca - que já está se tornando ridícula - de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, ter reconhecido o sistema econômico chinês como economia de mercado, sem sequer um compromisso por parte das autoridades chinesas de apoiar as pretensões brasileiras na questão. Será que esses nossos diplomatas não sabem que para entrar no Conselho de Segurança com membro permanente só se tornando uma superpotência militar? Como vocês acham que os outros entraram?
No tocante ao caso dos alimentos contaminados, está havendo uma confusão entre o povo chinês e a República Popular da China! Antes que alguém queira me lembrar, a China também tem sua história de xenofobia, assim como os gregos e romanos, os chineses, desde a Antiguidade, consideravam bárbaros àqueles que viviam fora das fronteiras do "Império do Centro". Os japoneses, idem, assim como os coreanos. Como se vê, todos os povos partilham uma noção paranóica de que são superiores aos outros, ou que os outros são inferiores, que é a fórmula mais comum e dá no mesmo. Por outro lado, a xenofobia, como o próprio nome diz é uma fobia. O que significa que pode ser tratada, por terapia e educação.
Tenho muito mais preocupação é com o poderio militar da China. Um enorme arsenal nuclear e uma lembrança das humilhações sofridas às mãos das potências européias no século XIX, as atrocidades e os atos estúpidos (destruição de maravilhas arquitetônicas chinesas como o Palácio de Porcelana, em Pequim, etc) cometidos pelos europeus pareciam dar razão à visão dos ocidentais como bárbaros e são uma combinação que deve ser sempre levada em conta. Espero que os chineses demonstrem sempre a prudência até agora apresentada nas relações internacionais, evitando enveredar por caminhos perigosos.
Quanto a nós, povo comum, não precisamos exagerar nas reações. Nosso país tem uma longa tradição de bom acolhimento aos imigrantes e os chineses e seus descendentes desempenham um papel positivo, construtivo, na economia e sociedade brasileiras, desde há muito e acho que assim continuarão por muito tempo ainda.

Para ler as manifestações contra os chineses,, copie o link, abaixo, e cole na barra de endereços do seu navegador. O link direto fica muito grande para as colunas do blogger. Aqueles comentários mais agressivos, beirando a xenofobia estão no início das postagens, portanto, nas páginas de comentários que já não aparecem. Uma vez lá, busque os comentários anteriores (mais antigos).

http://forum.noticias.blog.uol.com.br/arch2008-10-05_2008-10-11.html#2008_10-07_16_24_04-8953204-0

Nenhum comentário: