Lojas KD - O Melhor Preço do Brasil!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Argentinada Croata

A Croácia, um time superior tecnicamente à Turquia, após ter sido, juntamente com a Holanda, a sensação da primeira fase, pagou o preço do medo de perder. Não saiu para o jogo, como seria de esperar, dada a qualidade apresentada pelo time croata na fase inicial da Euro-2008, sendo castigada no final.
Aliás, foi uma verdadeira argentinada, tomar um gol no finzinho após uma trombada geral na entrada da área e um atacante fincando o pé esquerdo na bola pra estufar as redes, no estilo Adriano. Como a Argentina, na Copa América, a Croácia foi para os pênaltis de moral baixo - quem assistiu ao jogo viu a incerteza e a insegurança estampadas nos rostos croatas, com os jogadores retorcendo os lábios e apresentando olhares vácuos. Não deu outra, os croatas perderam 3 cobranças e a Turquia obteve a classificação para a semifinal contra a Alemanha.
Sei lá, parece que uma espécie de temor atávico afetou os croatas. Afinal, os livros escolares da Croácia e das demais ex-repúblicas iugoslavas, bem como da Bulgária, devem conter muitas narrativas da violência e crueldade turcas. O ex- Império da Sublime Porta foi, por séculos, opressor das nações balcânicas, dominando, inclusive, a Grécia e até mesmo a Ilha de Chipre.
De qualquer forma, a evolução do futebol croata é inegável e se continuar nesta linha evolutiva, alcançará o grupo de elite mundial, conforme já dissemos, anteriormente.